Smartfones e a sala de aula
A cada
dia novas tecnologias são inseridas no contexto da sala de aula, atualmente
ocorre uma corrente de ideias a respeito do uso do telefone celular que é visto
como um para uns e um instrumento para outros, convido-os portanto para um
conversa a respeito.
Muitas
crianças hoje usam o telefone celular antes mesmo de irem a escola ou pegarem
em um lápis de colorir, crianças maiores preferem digitar a escrever com papel
e caneta, e essa mudança no comportamento social influencia diretamente na sala
de aula, deveriamos obrigar uma criança a usar o caderno convencional ou
poderiamos permitir o uso do tablet para suas anotações?
O
projeto de lei proposto pelo deputado federal Pompeu de Mattos aponta
que aparelhos celulares servem como distração e que muitas crianças e
adolecentes não possuem maturidade suficiente para lidar com a tecnologia
em sala de aula, utilizando de forma inequada, como um novo modelo de conversas
paralelas, desta forma, os aparelhos foram proíbidos em diversos estados brasileiros,
o que motivou diversos pesquisadores a discorrerem sobre o tema e criar uma
nova corrente de pensamento opositoria, as tecnologias como instrumento
pedagogico.
As duas
correntes de pensamentos existem e eu os covido a refletir, ao invés de proibir
um ítem em sala de aula, ao inves de diminuir o poder do educador em sala de
aula, vamos analisar como o celular pode auxiliar nas tarefas escolares, vamos
entender o aluno que prefere digitar ao inves de escrever, vamos criar soluções
para os problemas apresentados e vamos trabalhar nossas crianças e jovens de
forma que eles alcancem uma maturidade no uso das tecnologias.

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